Viagem no Vietnã: Ha Long Bay e Cat Ba Island

Viagem no Vietnã: Ha Long Bay e Cat Ba Island

O passeio para Ha Long Bay e Cat Ba Island a partir de Hanoi é provavelmente o mais clichê de todos no Vietnã! Mas isso não significa que não vale a pena fazê-lo, ou que Ha Long Bay seja overrated (mais valorizada do que deveria) – nem um pouco! Ha Long Bay é um lugar lindíssimo e imperdível àqueles que já estão no norte do Vietnã, afinal, é um dos patrimônios da humanidade pela Unesco! O que me incomodou no passeio, contudo, é depender de tourzinho… isso eu detesto!

No caso de Ha Long Bay, no entanto, não vi outra saída. Acredito que dê para visitar a região sozinho e pagando muito menos, mas como o “praxe” são os tours, as opções por conta são restringidas, justamente para fazer com que os turistas dependam dos tours. O lado bom da coisa é que eles são relativamente baratos! Nós pagamos US$80 por pessoa para 3 dias/2 noites com tudo incluso: 1 noite no quarto dentro do barco, 1 noite no hotel em Cat Ba Island, mais a entrada na caverna (já falo dela!), mais o aluguel do caiaque, mais todos os transportes e todas as refeições – não precisamos gastar um centavo a mais além desses US$80.

Claro que 80 dólares no Vietnã não é tão barato assim, levando em consideração que estávamos pagando entre 10 e 15 dólares pela diária no hotel de Hanoi, e que comida é quase de graça. Maaaaas, para evitar dor de cabeça e ficarmos tranquilos por 3 dias, sem precisarmos nos preocupar com nada, decidimos fazer como os outros turistas e pegar o tour.

New friends - Cat Ba Island, Vietnam
Amigo irlandês e amigas filipinas

No fim das contas, gostei do passeio porque acabamos fazendo novas amizades e porque as paisagens são maravilhosas, mas o tour não vale o que custa nem um pouco! Apesar de todas as refeições serem inclusas, a comida nunca era muito boa, e o cardápio era sempre o mesmo no almoço e na janta durante os 3 dias! O nosso quarto no barco era bonito, mas não tinha água quente no chuveiro e a cama era dura que só! E o nosso quarto no hotel de Cat Ba Island era super simples, com certeza custava por volta de 10 dólares a noite. Mas o pior mesmo era o serviço dos ‘guias’, que não faziam muita questão de agradar os turistas e eram mal educados às vezes.

Pôr do sol em Cat Ba Island
Pôr do sol em Cat Ba Island

Então, minha sugestão é pesquisar muito bem os tours nas agências de Hanoi e escolher uma categoria melhor. Nós escolhemos a mais barata, ‘budget’, mas talvez valha a pena pegar uma categoria acima dessa, mesmo pagando um pouco mais. Além disso, os preços são negociáveis! Se você for a uma agência e te disserem um certo valor, você pode ir a outra agência e dizer que te ofereceram menos, que daí eles geralmente cobrem o preço. Resumindo, pesquise muito e negocie! Lembrando que o itinerário não muda quase nada de um tour a outro, o que muda é o nível do serviço/barco/comida/hotel/etc.

Vou relatar agora o itinerário do passeio, mas, antes, a localização de Ha Long Bay e Cat Ba Island:

Screen Shot 2017-01-15 at 09.39.04

Screen Shot 2017-01-31 at 09.41.57

Ha Long Bay fica a mais ou menos 160km por terra de Hanoi, uma viagem que dura de 3 a 4h.

O nosso primeiro dia do passeio começou às 8:30, quando vieram nos buscar em nosso hotel num mini ônibus.

IMG_8069

Depois de buscar as outras pessoas em seus hotéis, o ônibus começou a vigem e chegou à Ha Long City (a cidade de onde saem os barcos para Ha Long Bay) perto do meio-dia. Entramos no nosso barco e lá foi servido o almoço.

IMG_7942
Terminal onde pegamos nosso barco em Ha Long City

IMG_7947

Halong Bay - Vietnam

IMG_7949

Depois do almoço, o barco começou o passeio pela Ha Long Bay, e, mais ou menos 1h depois, paramos para conhecer a caverna Hang Sung Sot, também conhecida como Surprise Cave, onde há uma vista muito bonita para a baía.

Halong Bay - Vietnam (2)

IMG_3751

Halong Bay - Vietnam (4)
Pena que estava nublado…

IMG_3735

Halong Bay - Vietnam (9)

Depois, voltamos para o barco, e, mais ou menos às 4 da tarde, paramos no meio da baía para andar de caiaque!

IMG_7971
O Evandro remava e eu tirava as fotos e fazia vídeos. Nada mais justo, não?

IMG_3819

Halong Bay - Vietnam (14)

IMG_3779

Após a voltinha de caiaque de 1 hora (nós nem aguentamos tudo isso; os braços estavam doendo, haha), voltamos ao nosso barco, ou melhor, os barcos. Como não havia quartos suficientes no barco original (o branco), metade do pessoal (inclusive nós) ficamos em um outro (marrom), que parecia mais novo e mais bonito, apesar de não serem do mesmo estilo.

Halong Bay - Vietnam (16)

O capitão Evandro
O capitão Evandro

IMG_3829

Para quem quisesse comprar bebidas ou um lanchinho, há a opção dos mercados flutuantes!
Para quem quisesse comprar bebidas ou um lanchinho, há a opção dos mercados flutuantes!

Halong Bay (20)

Nosso quarto no barco
Nosso quarto no barco

À noite, antes da janta, teve uma rápida aula de culinária (era mais uma demonstração) para aprendermos como se faz o rolinho primavera vietnamita – mas eu não gosto muito dele porque é frio e cru, prefiro os fritos, hahaha.

IMG_3841

No segundo dia, o nosso grupo – que consistia em umas 25 pessoas – foi divido em dois: aqueles que já iam voltar para Hanoi e os que iam para Cat Ba Island, que era o nosso caso.

Cat Ba Island, Vietnam (17)

Chegamos ao hotel de Cat Ba Island às 10:30 da manhã e o dia era livre! As refeições estavam inclusas (foram todas no hotel), mas não havia nenhum passeio programado nesse dia, então era cada um por si. Nós alugamos uma scooter e ficamos passeando pela ilha, mas ela não tinha nenhum grande atrativo…

IMG_8020

Cat Ba Island, Vietnam (5)

Cat Ba Island, Vietnam (8)

Cat Ba Island, Vietnam (9)
Praia em Cat Ba Island. Pena que estava friozinho

Cat Ba Island, Vietnam (11)

Cat Ba Island, Vietnam (4)

Cat Ba Island, Vietnam (3)

Cat Ba Island, Vietnam (16)

O terceiro dia começou com o café da manhã no hotel e, em seguida, o passeio de volta para Ha Long City passando uma última vez pela Ha Long Bay. Nesse dia o tempo estava mais claro, com menos nuvens, e a visão da baía estava ainda mais linda!

IMG_3897

IMG_3911

Halong Bay - Vietnam (25)

Halong Bay - Vietnam (27)

Halong Bay - Vietnam (23)

Chegamos a Ha Long City perto do meio-dia e almoçamos em um restaurante na cidade, a última refeição inclusa no passeio. Em seguida, iniciamos a viagem de volta a Hanoi. Chegamos ao nosso hotel às 16:30, e assim acabou nosso passeio por Ha Long Bay!

Screen Shot 2017-01-15 at 09.42.17

A época certa para ir a Ha Long Bay é uma incógnita! De dezembro a março é friozinho, além de ser comum o tempo estar nublado ou com neblina. De maio a setembro é a época mais quente, mas também a que mais chove. O mês de novembro talvez seja o ideal, pois o céu fica claro, sem nuvens e sem chuva. O porém é que novembro é um mês chuvoso na região central do país, então, se você também planeja ir a Hoi An ou Da Nang, pode correr o risco de não pegar um tempo bom nessa parte da viagem. Nesse caso, o melhor seria ir entre fevereiro a maio e evitar a época de chuvas de vez!

E que roupa levar? Nós deixamos nossas malas no hotel em Hanoi e levamos apenas duas mochilas pequenas com roupa suficiente para os 3 dias de duração do passeio. Eu tinha levado roupa de praia junto, pois achei que iríamos nos molhar ao andar de caiaque, ou que talvez iríamos pegar uma praia, tomar banho de mar… mas que nada! Era janeiro e estava bem fresquinho, nem quis saber de banho de mar! E no caiaque não nos molhamos nem um pouco também.

Então, se você for a Ha Long Bay no inverno, assim como eu, sugiro levar roupas confortáveis e quentinhas, principalmente uma jaqueta ‘corta-vento’, pois no barco à noite fica beeem gelado!

Halong Bay - Vietnam (8)

Espero que tenha gostado das informações e dicas, e que elas tenham sido úteis! Aproveite para ler sobre Hanoi, Ho Chi Minh City e a introdução geral sobre o Vietnã! E qualquer dúvida, deixe seu comentário!

Comments are closed.