Shibuya, Hachiko e o cruzamento mais movimentado do mundo

Shibuya, Hachiko e o cruzamento mais movimentado do mundo

O distrito de Shibuya é provavelmente o mais conhecido de Tóquio, e isso se deve principalmente ao fato de estar lá o cruzamento mais movimentado do mundo!

screen-shot-2017-01-03-at-23-08-17

Essa famosa interseção é logo na saída Hachiko da Shibuya Station. Esse nome te lembrou alguma coisa? Sim! Hachiko é nome do famoso Akita que, mesmo após a morte de seu dono, um professor da Universidade de Tóquio, continuou fiel a ele, esperando-o voltar do trabalho todos os dias na saída da estação de Shibuya por NOVE anos, 9 meses e 15 dias, tendo falecido ali, em 1935, na saída que posteriormente ganhou o seu nome. Essa história é tão emocionante que serviu de inspiração para livros e filmes, entre eles o Sempre ao seu Lado (2009), com Richard Gere. Se você ainda não assistiu, recomendo ver, mas antes prepare o lencinho…

O famoso Hachiko!
O famoso Hachiko!

Nessa saída da Shibuya Station há ainda uma estátua do Hachiko para homenageá-lo. O curioso é que, quando nós estivemos lá, tinha um gatinho dormindo na estátua e ele estava roubando toda a atenção do famoso e fiel Akita… hehe

fullsizeoutput_9ec

A primeira estátua do Hachiko, feita de bronze, foi colocada ali na estação em 1934 e ele mesmo participou da cerimônia de “inauguração”, contudo, essa estátua foi derretida para que fossem fabricados armamentos durante a Segunda Guerra Mundial (absurdo, não?). Uma nova estátua, igual à original, foi construída em 1948 e colocada no mesmo lugar da anterior, acompanhada de uma cerimônia para homenagear o cãozinho. É essa segunda estátua que está presente até hoje na saída Hachiko da Shibuya Station.

Até hoje, todos os anos no dia 8 de abril, uma cerimônia é realizada ali nessa estátua para honrar a memória do Hachiko. Fofo, né? :’)

Além da história do Hachiko, o distrito de Shibuya – em especial o cruzamento – apareceu em outros filmes famosos, como Encontros e Desencontros (Lost in Translation, de 2003, dirigido pela Sofia Coppola), Velozes e Furiosos: desafio em Tóquio (de 2006), Resident Evil 4: Recomeço (de 2010), além do clipe da música “Read my mind”, da banda The Killers (de 2009).

Filme Encontros e Desencontros
Filme Encontros e Desencontros

Para ter uma visão mais de cima do cruzamento, duas boas opções são o Starbucks no segundo andar no prédio Tsutaya ou o segundo andar do Shibuya Mark City, um complexo de lojas conectado diretamente à Shibuya Station.

Mas claro, pelo menos uma vez é legal não apenas assistir ao cruzamento de longe, mas fazer parte daquela multidão e ver a expressão dos demais turistas, de boca aberta com a quantidade maluca de pessoas, fazendo muitos vídeos e tirando muitas fotos!

screen-shot-2017-01-03-at-23-09-14

E o que leva a ter tanta gente nesse cruzamento em específico? Na verdade, nós vimos muitas outras interseções de Tóquio bastante movimentadas, talvez não tanto quanto essa de Shibuya, mas quase! Acredito que a de Shibuya ficou mais famosa por estar localizada bem na saída de uma das maiores estações de Tóquio – e esse é o principal motivo pela quantidade de pessoas circulando ali a todo o momento -, e também pelo fato de a região ser como uma Times Square, cheia de outdoors enormes em neon e telões passando propagandas.

fullsizeoutput_9e6
Nesse horário, bem cedo de manhã, ainda não havia tantas pessoas no cruzamento

Além da estátua do Hachiko e do cruzamento famoso, Shibuya é conhecida por ser um bom lugar para fazer compras – se bem que quase todos os distritos de Tóquio têm zilhões de opções de shoppings e lojas de departamentos.

A rua mais “badalada” é a Center Gai, apenas para pedestres, com inúmeras lojas e casas de jogos, além de restaurantes, bares e pubs – a foto de capa deste post é nessa rua. Nós estivemos em Shibuya apenas durante o dia, mas à noite a região também fica lotada!

Screen Shot 2017-01-15 at 09.39.26

A Shibuya Station é uma das estações mais movimentadas, sendo, então, muito tranquilo chegar e sair de lá para qualquer outro canto da cidade.

screen-shot-2017-01-03-at-23-11-38

img_2699

Espero que tenha gostado e que este post tenha sido útil! Qualquer dúvida, deixe seu comentário!

Comments are closed.