Koh Phi Phi e a famosa Maya Bay: paraísos da Tailândia

Koh Phi Phi e a famosa Maya Bay: paraísos da Tailândia

Nenhuma viagem à Tailândia está completa sem praias e ilhas, não é mesmo? Afinal, são elas as que mais atraem turistas ao país! Mas aí surge a dúvida: que ilhas e praias escolher? No Mar Andaman ou no Golfo da Tailândia? Mais ao norte ou mais ao sul? Phuket ou Krabi? Koh Samui ou Koh Phi Phi?

IMG_4384

A decisão realmente não é fácil! Contudo, levando em consideração quantos dias vai durar a viagem e que tipo de praia se prefere – mais agitada, mais tranquila, praias para tomar banho de mar, praias que tenham resorts, ilhas com boa infraestrutura etc. – é possível ir afunilando as opções até chegar à escolha final!

Phi Phi, Thailand (17)

No nosso caso, a imagem que vinha à minha cabeça quando pensava em Tailândia era a ilha do filme A Praia. Sabe aquele com o Leonardo DiCaprio em que ele vai parar na ‘praia’ que era pra ser a mais paradisíaca do mundo e completamente secreta, e daí descobre que nessa praia mora uma comunidade bem doida que à primeira vista parece super bacana, mas com o tempo começa a dar tudo errado? Pois então, era essa a praia que eu queria conhecer!

thebeach

O nome dela é Maya Bay. Ela fica em uma ilha próxima de Phi Phi Don. Como lá não há hospedagem, só é possível passar o dia, ou, como a maioria dos turistas fazem, pegar um tour de barco saindo de uma ilha maior e passear por várias praias, sendo Maya Bay o destino final e mais importante.

IMG_4395

Para montar nosso roteiro, como o foco seria Maya Bay, isso significaria que teríamos que ficar do lado oeste do país, ou seja, o litoral do Mar Andaman. Desse mesmo lado, os outros destinos famosos são Phuket, Koh Phi Phi e Krabi. Dessas três, escolhemos apenas Phi Phi.

IMG_8503

Descartamos Phuket porque sempre ouvi dizer (e até hoje ainda ouço) que é uma praia hiper badalada e agitada demais, o que nós não queríamos. E descartamos Krabi porque fica no continente, e o que a gente queria mesmo é ficar numa ilha. Então a escolhida foi Phi Phi, pois, pelo que eu tinha pesquisado, teríamos praias lindas pra relaxar, boa infraestrutura e de quebra seria muito fácil chegar até a Maya Bay. Tudo isso é verdade, mas é preciso acrescentar um detalhe importante: não sei como é Phuket porque nunca fui, mas acho que Phi Phi não deve ficar muito atrás no quesito “baderna” e “badalação”.

Phi Phi, Thailand (11)

IMG_8513

Phi Phi é muito pequena e mal aguenta a quantidade gigantesca de turistas ali todos os dias, portanto ela não é nem um pouco tranquila e relaxante. À noite rolam festas na praia com música alta, bebedeira e vocês podem imaginar o que mais… nós não chegamos a ir numa dessas festas, mas dava pra escutar o barulho de longe. O que eu gostei mesmo de lá foi a praia, que é lindíssima, e a infraestrutura de lojas, restaurantes e hotéis.

kohphiphi
Praia de Phi Phi Don

Já a Maya Bay quase não tem infraestrutura (pelo menos em fevereiro de 2015 não tinha), apenas um lugar de acampamento e algumas pessoas vendendo bebidas. Além disso, por conta da quantidade de barcos que param ali para levar os turistas, não há muito espaço para nadar de fato, e a faixa de areia também não é muito grande. Ou seja, a Maya Bay é linda demais, mas não é uma praia para se passar o dia inteiro, e sim apenas o tempo suficiente de tirar muitas fotos e curtir a paisagem.

IMG_4414

Então, como não nos contentamos apenas com Maya Bay e Phi Phi, pois ainda queríamos uma ilha que fosse tranquila ao mesmo tempo que tivesse boa infraestrutura, acabamos indo também para Koh Lanta, uma ilha pertinho de Phi Phi, da qual falarei no próximo post!

Screen Shot 2017-01-15 at 09.39.04

Koh Phi Phi, Maya Bay, Krabi, Koh Lanta, Phuket, Koh Lipe, entre outras ilhas e praias famosas ficam no lado oeste da Tailândia, banhadas pelo Mar Andaman. Krabi fica a 780km de Bangkok e Phuket, a 840km.

Screen Shot 2017-01-19 at 21.30.53

Koh Phi Phi não é apenas uma ilha, e sim um arquipélago composto por 6 pequenas ilhas, e são elas: Phi Phi Don, a principal onde há o píer, os hotéis, restaurantes, lojas… enfim, toda a infraestrutura; Phi Phi Ley, onde está a Maya Bay; Bida Nok; Bida Nai; Koh Yung (Mosquito Island); e Koh Phai (Bamboo Island).

E Maya Bay, portanto, não é uma ilha, e sim uma praia dentro de uma ilha que faz parte do arquipélago de Phi Phi. Ufa!

Screen Shot 2017-01-15 at 09.39.26

Nós fomos para Koh Phi Phi saindo de Bangkok, e essa viagem foi uma aventura! No total demorou quase 24h desde o momento em que saímos para pegar o trem em Bangkok até chegarmos ao hotel de Phi Phi. Chegamos mortos de cansaço!

O trajeto tinha sido esse: pegamos o trem noturno em Bangkok às 17:30 (não era tão noturno assim… rs); chegamos em Surat Thani às 4 e meia da manhã (!!) e tivemos que ficar esperando pelo ônibus que nos levaria a Krabi até as 7h. Mas, não sei por que motivo, esse ônibus parou num outro lugar antes, onde tivemos que descer e esperar por outro ônibus, que só saiu às 9 da manhã!

Night train - Bangkok to Surat Thani (1)
Cama dentro do trem de Bangkok a Surat Thani

Ao meio-dia esse ônibus chegou na rodoviária de Krabi, e, de lá, uma caminhoneta nos levou até o ferry. Às 13:30 pegamos o ferry e às 15h chegamos em Phi Phi, finalmente!!! Não disse que foi uma aventura? Hahahaha!

IMG_8485

Phi Phi, Thailand

Se você não quiser tanta emoção na sua viagem, ou não tiver tempo a perder em distâncias longas como essa, talvez a melhor opção seja ir de Bangkok a Krabi de avião e daí pegar o ferry para Phi Phi ou outras ilhas.

Se as ilhas que você deseja ir são no Golfo da Tailândia (no lado oposto de Krabi, Phi Phi e Phuket), é mais fácil de chegar, pois o trem de Bangkok vai direto a Surat Thani, de onde se pega o ferry pra Koh Samui, Koh Tao e Koh Phangan.

Para chegar a Koh Phi Phi, que é o tema deste post, é possível apenas de ferry vindo de Krabi, Koh Lanta, Koh Lipe, Phuket ou até mesmo Langkawi, na Malásia.

IMG_8488
Esperando o ferry pra Phi Phi Don no terminal de Krabi

E para chegar até a Maya Bay, como havia mencionado, é possível apenas de barco vindo de outras ilhas e praias da região. Nós pegamos um tour de barco diretamente em nosso hotel e ele nos levou para várias praias da ilha Phi Phi Ley, sendo a última Maya Bay. Esse tour é o de ‘praxe’ de Phi Phi, e qualquer hotel ou agência de turismo o oferece. Portanto, os preços são meio que tabelados e o itinerário é o mesmo. O tipo de barco também não muda muito de uma empresa a outra.

IMG_4331

O passeio começa pela Monkey Beach, para os turistas tirarem fotos com os inúmeros macacos que tem lá; depois segue para a Pi Ley Lagoon, para darem um mergulho; em seguida para a Loh Samah Bay para fazer snorkeling; e a parada seguinte, que dura cerca de 1h, é em Maya Bay. Depois de lá, o barco para mais uma vez para fazermos snorkeling e, por último, vai ao mar aberto para todos assistirem ao pôr do sol (se o passeio for à tarde). No preço estão incluídas as máscaras de snorkel, bebidas, frutas e fried rice (nada a ver, né? – achei muito estranho ter uma pausa no passeio para comer arroz frito, hahaha).

IMG_4348

IMG_4357

IMG_4373

IMG_8581

Maya Bay - Phi Phi, Thailand (5)

Phi Phi, Thailand (18)

Há sempre duas opções de horário para o passeio: sair de manhã cedo e voltar na hora do almoço, ou sair após o almoço e voltar depois do pôr do sol. Nós fizemos essa última opção, e o bom dela é poder ver o pôr do sol, que é maravilhoso. O ruim, contudo, é que à tarde a posição do sol não favorece na hora de tirar fotos da Maya Bay. Então, se por um lado as fotos do pôr do sol ficam lindas, as da Maya Bay não ficam tão incríveis assim…

Screen Shot 2017-01-15 at 09.39.55

A ilha de Phi Phi Don (a principal do arquipélago de Phi Phi) é muito pequena, dando pra caminhar por toda a parte turística. Para se locomover entre praias e ilhas, a opção daí é ir de barco ou ferry. Nós apenas pegamos o barco uma vez (no tour para a Maya Bay que eu descrevi antes) e o ferry para Koh Lanta. De resto, ficamos só passeando a pé pela ilha.

Phi Phi, Thailand (5)

IMG_8573

Screen Shot 2017-01-15 at 09.42.37

Não há localização boa ou ruim em Phi Phi porque tudo realmente é muito perto! E as opções de hospedagem variam desde hostels até resorts de luxo.

Screen Shot 2017-01-15 at 09.40.22

Por ser uma ilha famosa e cheia de turistas estrangeiros, minha impressão foi que havia mais opções de restaurantes servindo comidas ocidentais do que a culinária local, mas talvez nós que não procuramos direito… rs.

Phi Phi, Thailand (20)

Screen Shot 2017-01-15 at 10.14.19Nós ficamos 4 noites em Phi Phi Don e foi tempo demais. Acho que dois ou três dias estaria de bom tamanho, afinal, há muitas outras praias e ilhas a explorar. Além disso, Phi Phi não é a ilha mais tranquila para se ficar bastante tempo, pois é agitada e pequena demais.

Screen Shot 2017-01-15 at 09.42.17

A temperatura em Phi Phi fica entre 28°C durante o ano inteiro. O mês mais quente é abril; a temporada de chuva é entre maio e outubro; e os meses mais indicados são de novembro a fevereiro, quando chove menos e as temperaturas estão mais amenas.

Koh Phi Phi
Fomos em fevereiro e o tempo estava lindo!

Espero que tenha gostado das informações e dicas, e que elas tenham sido úteis! Aproveite para ler sobre Bangkok, Koh Lanta e as informações gerais da Tailândia! E qualquer dúvida, deixe seu comentário!

Comments are closed.