Ilhas da Tailândia: Koh Lanta

Ilhas da Tailândia: Koh Lanta

Amei todos os lugares em que fomos durante nossa viagem à Tailândia, mas com certeza Koh Lanta foi o mais tranquilo e relaxante deles.

Koh Lanta

Diferente de Phi Phi Don, pequena e entupida de turistas por todos os lados, com festas todas as noites e barcos indo de lá pra cá sem parar, Koh Lanta é uma ilha maior, menos turística e mais “família”.

Koh Lanta - Tailandia (1)

Diferente de Maya Bay e outras praias de Phi Phi Ley, que não têm nem sequer hotéis e restaurantes e são lugares para apenas passar o dia, Koh Lanta é uma ilha onde dá pra ficar por semanas… Não porque há muitíssimo o que fazer, mas porque é uma cidade ‘normal’, com os moradores locais, mercados, lojas, restaurantes e feirinhas locais, ao mesmo tempo em que há infraestrutura para os visitantes, como agências de turismo e hotéis de todos os tipos.

IMG_8657

Koh Lanta é o destino perfeito para quem cansou do agito e vuco-vuco das outras ilhas, e quer um pouco de sossego. As praias de Koh Lanta não são as mais lindas da região; a cor do mar ainda é aquele azul turquesa maravilhoso, mas o que faz falta nelas são aquelas rochas (acho que o nome ‘técnico’ é falésias) lindas contornando a praia, como essas aqui de Maya Bay:

Maya Bay - Phi Phi, Thailand (5)
Maya Bay, Phi Phi

As praias de Koh Lanta são abertas, não formam baías, mas ainda assim são lindas e ótimas para um mergulho!

IMG_8662

Screen Shot 2017-01-15 at 09.39.04

Logo abaixo do arquipélago de Koh Phi Phi, no lado oeste da Tailândia, que é banhado pelo Mar Andaman.

Screen Shot 2017-01-20 at 09.32.33

Screen Shot 2017-01-15 at 09.39.26

De barco, ferry ou minivans. O aeroporto mais próximo é o de Krabi, que fica a mais ou menos 60km de Koh Lanta. A opção mais fácil e rápida é pegar um Express Transfer do aeroporto até a ilha, que combina a viagem de minivan do aeroporto até o píer e mais a viagem de barco desse píer até o de Koh Lanta, e, de lá, mais um transfer de carro até o seu hotel. Há essa mesma opção vindo do aeroporto de Phuket e de Trang, mas o de Krabi é o mais perto e conveniente.

Os três aeroportos mais próximos de Koh Lanta
Os três aeroportos mais próximos de Koh Lanta

De ferry é possível chegar até Koh Lanta vindo de: Krabi, Phuket, Koh Phi Phi, Koh Lipe, Langkawi (na Malásia), entre outras ilhas.

Nós pegamos o ferry em Phi Phi e a viagem até Koh Lanta levou apenas 1 hora e foi muito tranquila! Na saída do píer, há inúmeros tuk tuks esperando para levar os turistas até seus hotéis. Nós fomos caminhando, pois nosso hotel era a mais ou menos 1,5km de distância do píer. (Nossa regra sempre é: se a distância entre a estação/ferry/rodoviária e o nosso hotel for de até 2,5km, nós vamos caminhando; do contrário, transporte público – ou tuk tuks, se for na Ásia, rs.)

Píer de Koh Lanta
Píer de Koh Lanta

IMG_8607

Screen Shot 2017-01-15 at 09.39.55

A ilha de Koh Lanta tem um tamanho ideal. Não é pequena demais a ponto de conseguir fazer tudo a pé; nem grande demais a ponto de precisar de dias para explorá-la inteira. Para mim, eu sei que o tamanho da ilha é perfeito quando é possível dar a volta nela inteira em um dia (tranquilamente e fazendo muitas paradas, claro), seja de moto ou carro. Desse jeito, no primeiro dia você faz um ‘reconhecimento geral’, descobre quais são as melhores atrações, quais são as praias mais bonitas, quais lugares você não achou tão bacana, quais regiões têm mais opções de restaurantes etc. Daí nos outros dias você consegue planejar o que fazer certinho, pois já sabe o que mais te interessou.

Em Koh Lanta, então, a primeira coisa que fizemos foi ir ao nosso hotel, e a segunda foi alugar uma scooter lá mesmo!

Koh Lanta - Tailandia

Saímos para passear e fomos até o sul da ilha e depois voltamos, fazendo várias paradas no caminho e descobrindo as melhores praias. Nos outros dois dias que ficamos lá, nos concentramos apenas nos lugares de que mais gostamos.

Além de alugar motos, a segunda maneira mais fácil e barata de se locomover por lá é de tuk tuk. E para famílias maiores, alugar um carro talvez seja a opção mais conveniente.

Tuk tuk "diferentão"
Tuk tuk “diferentão”
Koh-Lanta-map
Mapa de Koh Lanta. O píer fica ao norte e as praias ficam do lado oeste. Ao sul está o Parque Marinho Nacional

Screen Shot 2017-01-15 at 09.42.37

Nós ficamos hospedados na parte norte da ilha, próxima ao píer. Mas, se eu for para lá novamente, com certeza ficaria num hotel de frente para a praia! Como a costa de Koh Lanta é bastante longa, há muitos hotéis na beira da praia. Não só resorts, mas também hostels e hotéis baratinhos. As praias mais famosas são a Long Beach e a Klong Dao.

Screen Shot 2017-01-15 at 09.42.17

A melhor época é de novembro a março, quando não há muitas chuvas e a temperatura fica entre 30 e 33°C. Abril e maio são os meses mais secos, mas a temperatura pode chegar perto dos 40°C! E de maio a novembro é a época de chuvas, que deve ser evitada.

Fomos em fevereiro e o tempo estava limpíssimo e muito quente, propício para uma Chang Beer :D
Fomos em fevereiro e o tempo estava limpíssimo e muito quente, propício para uma Chang Beer 😀

Screen Shot 2017-01-15 at 09.40.22

O que comer e beber em Koh Lanta? Vááárias coisas boas: muitas barraquinhas de shake de frutas (uma das razões por eu amar a Tailândia – esses shakes são ma-ra-vi-lho-sos e tem pra vender em tudo que é canto), barraquinhas de thai pancakes (outra delícia!), restaurantes na beira da praia, feirinhas de comida à noite na região do píer, restaurantes locais, outros mais ocidentais… enfim, muitas opções! Acho que não comemos nada ruim lá, tudo estava delicioso!

Koh Lanta - Thailand (6)

IMG_8677

Banana and Mango Thai Pancake - Koh Lanta, Thailand
Thai pancake de banana e manga, hmmmm

IMG_4483

Vai um bicho não identificado aí?
Vai um bicho não identificado aí?

Screen Shot 2017-01-15 at 10.14.31

Além de relaxar nas praias, recomendo a área próxima do píer, no norte da ilha, onde há muitas lojas, restaurantes e feirinhas, tanto de roupa como de comida. Essas feirinhas só abrem à noite e são um bom lugar para comprar souvenirs e experimentar alguns pratos locais.

Koh Lanta - Thailand (3)

IMG_4474

IMG_8653

Ao sul da ilha está o Mu Ko Lanta National Park, que conta com praias, trilhas pela floresta tropical, cavernas e cachoeiras. O ingresso custa 400 baht para estrangeiros.

Nós fomos só até a entrada do parque
Nós fomos só até a entrada do parque

Perto desse parque nacional, enquanto estávamos dirigindo com a scooter, vimos esses macaquinhos simpáticos da foto a seguir, e o Evandro quis parar para que eu tirasse uma foto dele com os macacos. Só que um deles não curtiu muito a ideia e mostrou os dentes “assoprando” (não sei como descrever isso de outro jeito hahaha) para o Evandro. O Evandro deu um pulo de susto (o que foi muito engraçado!) e o macaco se assustou mais ainda e ficou bravo! Ele quis subir na scooter sei lá por que, e o Evandro imitou o macaco “assoprando” de volta pra ele. O macaco ficou com uma cara de ‘WTF, o que diabos esse cara tá fazendo?’ e se afastou um pouco. Detalhe: enquanto isso eu fiquei só observando a cena de longe, sem saber se ria ou ficava com medo de o Evandro levar uma mordida HAHA. Bom, daí quando o macaco foi mais para longe da scooter, nós subimos correndo e saímos rapidíssimo dali. Depois dessa pequena aventura, nunca mais tentamos tirar foto com macaco nenhum! Hahaha!

Koh Lanta - Thailand (2)

Ao redor de Koh Lanta há várias ilhas menores que podem ser visitadas pegando barcos ou tours, são elas: Koh Chueak, Koh Mook, Koh Kradan e Koh Ngai, perfeitas para fazer snorkeling!

Foto: ldncmonkey.wordpress.com
Foto: ldncmonkey.wordpress.com

Como eu contei no post sobre Koh Phi Phi, a praia do filme A Praia, com o Leonardo DiCaprio, é a Maya Bay, que fica no arquipélago de Phi Phi. Levando isso em consideração, finalizo este post com uma foto da placa mais criativa que eu já vi, no caminho de uma das praias de Koh Lanta. Hahahaha!

HAHA! - Koh Lanta, Thailand

Espero que tenha gostado das informações e dicas, e que elas tenham sido úteis! Aproveite para ler sobre Bangkok, Koh Phi Phi e as informações gerais da Tailândia! E qualquer dúvida, deixe seu comentário!

Comments are closed.