Fushimi Inari Shrine: o templo dos toris vermelhos

Fushimi Inari Shrine: o templo dos toris vermelhos

Famoso por seus milhares de toris alinhados, o santuário Fushimi Inari está localizado na base da montanha de mesmo nome e conta com trilhas que levam a inúmeros templos subindo a montanha.

fullsizeoutput_9c7

O percurso pelas trilhas tem aproximadamente 4km e demora por volta de 2h para percorrê-lo. Nós fomos até uma parte, mas quando a subida começou a ficar íngreme demais, acabamos desistindo de fazer o trajeto inteiro. De qualquer forma, as partes mais bonitas do santuário são as que estão logo na entrada, por isso, não há necessidade de percorrer todo o caminho dos toris.

Mapa das trilhas
Mapa das trilhas

img_2532

img_2529

Os toris vermelhos são os portões feitos de pedra ou madeira colocados na entrada dos templos xintoístas, uma religião politeísta japonesa. Eles podem ser de várias cores, mas a maioria é pintada de vermelho-alaranjado e preto.

img_2581

fullsizeoutput_9b2

O Fushimi Inari tem esse nome em homenagem a Inari, deus do arroz no xintoísmo, além de homenagear também as raposas, consideradas mensageiras desse deus. Por conta disso, há inúmeras estátuas de raposas espalhadas pelo templo.

fullsizeoutput_9bd

Fora os próprios toris, outras atrações são os templos e portões na entrada do santuário.

fullsizeoutput_9b0

Screen Shot 2017-01-15 at 09.39.26

Saindo da Kyoto Station, com a linha JR Nara Line, basta descer na estação Inari Station (bem difícil de memorizar, certo? Rs). E se pegar a linha Keihan Main Line, deve-se descer na estação Fushimi-Inari Station. Ambas as estações ficam perto do templo, de 200 a 300m mais ou menos.

img_2454

Saindo da estação (qualquer uma delas), é só ir seguindo as placas. A sinalização é muito boa e há mapas disponíveis pra não ter erro mesmo! Antes de chegar na entrada do santuário, você passa por uma feirinha de comidas e lojas de souvenirs.

img_2460

img_2461

img_2457

Screen Shot 2017-01-15 at 09.42.06

Quanto custa? Nada! A entrada no santuário, nos templos, a trilha pelos toris… é tudo gratuito e aberto todos os dias!

fullsizeoutput_9b4

fullsizeoutput_9c2

fullsizeoutput_9ba

Screen Shot 2017-01-15 at 10.14.19

A duração do passeio depende do quanto você quiser caminhar pelas trilhas, mas nós fomos apenas até mais ou menos a metade do trajeto, e nosso passeio durou umas 2h no total. Fomos numa segunda-feira de manhã e, para minha surpresa, estava cheio de gente! Não sei se isso é normal, mas em todos os lugares que fomos no Japão estavam lotados de turistas!

img_2502

Espero que tenha gostado e que este post tenha sido útil! Qualquer dúvida, deixe seu comentário!

Comments are closed.