A comida do dia a dia no Japão

A comida do dia a dia no Japão

Já vou adiantando: sushi e sashimi não fazem parte da alimentação do dia a dia dos japoneses! E nem da sua como turista! Então, se você acha que vai comer sushi no café da manhã, almoço e janta quando for ao Japão, sinto em informar, mas não vai ser bem assim…

A visão que a maioria das pessoas tem da comida japonesa é muitíssimo enganada; acho que só não ganha da ideia errada que se tem da culinária chinesa, mas chega perto!

Nós comemos sushi só uma vez, no mercado de peixe de Tóquio, que é justamente famoso pelos sushis fresquinhos e de melhor qualidade. Nem eu nem o Evandro gostamos do sushi, mas era porque tinha wasabi neles e a gente odeia wasabi! Hahaha! Mas as outras pessoas no restaurante pareciam estar se deliciando, e inclusive tinha um canadense sentado do nosso lado, que também estava visitando Tóquio, que gostou bastante dos sushis.

screen-shot-2016-12-20-at-15-16-51

Eu não sou a pessoa mais indicada para dizer qual sushi/sashimi é bom ou não, porque não sou fã de comidas cruas e frias. Pra mim, comida tem que ser cozida e quente! Hahaha! Por isso eu não fiquei nem um pouco frustrada com o fato de sushi não ser muito acessível no Japão, muito pelo contrário! Amei a comida japonesa do dia a dia!

Mas o que os japoneses comem então?

Muito arroz, noodles, sopas, curry, carne, carne de porco, frango, frutos do mar, verduras… enfim, de tudo!

O que nós mais comemos foi o chamado beef bowl, uma tigela de arroz com carne desfiada e cebola, uma delícia! – a foto de abertura deste post é desse prato. O restaurante mais conhecido que serve beef bowls é o Yoshinoya, uma rede de comida japonesa. Essa rede tem franquias inclusive em outros países, como na Malásia (por isso eu já conhecia tanto o restaurante como o prato antes de ir pro Japão), China, Filipinas, Hong Kong, Taiwan, Indonésia, Singapura, Camboja, Tailândia e até nos Estados Unidos!

yoshinoya_logo

img_3209

Outra rede famosa e muito boa é a Coco Ichibanya, que serve pratos de curry. Você pode escolher o nível de pimenta do curry, a quantidade de arroz no prato e a carne para acompanhar, que geralmente é frango ou carne de porco empanada, mas também há opções de hambúrguer, como essa da foto:

fullsizeoutput_913

cocoichibanya

Essa rede também tem franquias em outros países, como Malásia, China, Hong Kong, Coreia do Sul, Tailândia, Singapura, Filipinas, Taiwan e Indonésia.

Além dessas duas redes de comida japonesa que eu mencionei, há muitas outras que servem os mesmos tipos de pratos, geralmente à base de arroz. Quase todos os pratos vêm acompanhados de uma sopinha (missô) e de chá verde, quente ou frio.

fullsizeoutput_94b

img_2791
Arroz com carne de porco
img_2677
Arroz com frango empanado e ovo
img_2591
Hambúrguer ao molho de curry, com arroz, salada, chá verde e missô
Curry, arroz e carne de porco empanada
Curry, arroz (que está escondido), repolho cru e carne de porco empanada

Alguns desses restaurantes, os mais baratos, não têm funcionários para anotar o seu pedido; quem faz esse serviço é uma máquina!

screen-shot-2016-12-20-at-15-23-03

Você primeiro escolhe a língua (japonês ou inglês) se tiver opção. Se não tiver, não é muito problema, porque sempre tem fotos para ajudar. Depois, você seleciona o que quer, com os adicionais, bebidas e tudo mais, e paga ali na máquina mesmo! – em algumas máquinas você tem que primeiro colocar o dinheiro e depois selecionar; é só imitar o jeito que os outros estão fazendo que dá tudo certo! Daí a máquina vai imprimir o seu pedido e você precisa entregá-lo à pessoa do balcão. Quando seu pedido ficar pronto, essa pessoa leva para você na sua mesa, e, quando você terminar, ou ela recolhe sua bandeja ou você precisa deixar em um lugar específico. De novo, é só ver como os outros estão fazendo e imitar!

Outra coisa diferente: muitos desses restaurantes não têm mesas, apenas um balcão onde todo mundo senta um do lado do outro.

Esse restaurante, no caso, tinha as duas opções, mesas e o balcão
Esse restaurante, no caso, tinha as duas opções, mesas e o balcão

Nós apelidamos eles de “restaurantes de moedinha”, pois como os combos (pratos com sopa e chá) custavam entre 300 e 700¥, dava pra pagar apenas com moedas. Achei isso tão divertido e a comida desses lugares tão boa que a gente ia todo dia comer nos “restaurantes de moedinha”, às vezes mais de uma vez por dia!

Além das redes japonesas de comida “normal”, há também as de fast-food. Nós fomos em duas: Lotteria e Mos Burger. Nenhuma delas era incrível, mas foi ok para experimentar.

Lotteria
Lotteria
Mos Burger
Mos Burger

Outras comidas do dia a dia dos japoneses, e que você não pode deixar de experimentar, são:

  • Ramen –  uma sopa que consiste em noodles (macarrão chinês) num caldo de carne temperado com shoyu ou missô, e decorada geralmente com carne de porco, alga e cebolinha;

fullsizeoutput_a16

  • Udon – macarrão grosso feito de farinha, servido como sopa;

fullsizeoutput_8d6

  • Tempurá – vegetais, cogumelos, peixes e camarões empanados;

fullsizeoutput_a2a

  • Guioza –  um tipo de pastel, cozido no vapor, recheado com carne e vegetais – existe nos restaurantes brasileiros de comida japonesa, e é bem gostoso!

fullsizeoutput_a49

E alguns doces que vou recomendar são:

  • Cheese tarts, literalmente “tortinhas de queijo”, são feitas de cream cheese, queijo, manteiga, extrato de baunilha, leite, açúcar e ovos, e são deliciosas! A melhor que eu já comi foi aqui em Kuala Lumpur, mas no Japão tinha uma variedade maior de marcas e sabores;
img_3159
Essa que estou segurando era de chá verde
  • Sorvete de matcha (chá verde em pó); os japoneses amam matcha e usam para fazer todos os tipos de sobremesa! Nem todas são boas, pois o chá pode ser um pouco amargo, mas o sorvete era bem bom!

screen-shot-2016-12-20-at-16-54-39

  • Esse docinho de morango com creme que não sei o nome, mas tinha para vender em todas as feirinhas de comida que fomos;

img_2821

E, para terminar, os japoneses também comem coisas bizarras, principalmente em feiras, e deixo aqui algumas fotos como prova:

Mini polvo (a cabeça dele era recheada de ovo de codorna)
Mini polvo (a cabeça dele era recheada de ovo de codorna)
img_2257
Repare ali na cabeça cortada ao meio
Octopus balls, literalmente "bolas de polvo", são um tipo de "bolinha de queijo" mas com pedaços de polvo dentro e uma cobertura, que geralmente é de maionese com outros molhos e temperos
Octopus balls, literalmente “bolas de polvo”, são um tipo de “bolinha de queijo” mas com pedaços de polvo dentro e uma cobertura, que geralmente é de maionese com outros molhos e temperos
img_2261
Comidas não identificadas
Mais comidas não identificadas
Mais comidas não identificadas

E aí? O que achou das comidas japonesas? Deixe seu comentário!

Comments are closed.